sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Neópolis e sua religiosidade


Analisando a cidade Neópolis, podemos observar o quanto a Cidade carrega uma grande herança história e simbólica, porém, quando iremos estudar está cidade de uma forma mais abrangente, nos deparamos com grandes dificuldades devido à grande perda de informações ao longo do tempo. Muitos documentos foram perdidos e uma lacuna de incertezas e dúvidas que foram sendo estabelecidas com o decorrer da do tempo.
Através de uma análise da junção de materiais e de pesquisa sobre a cidade poderemos estabelecer aspectos religiosos que se encontram presentes durante muito tempo nesta cidade.
A princípio, apresentaremos fatos históricos, sobre o primeiro aspecto religioso que se encontra através do antigo nome da cidade que foi de Santo Antônio de Vila Nova, elevado à categoria de freguesia e, 18 de outubro de 1679, o nome da vila foi presenteado com o nome de um santo católico, o que se pode explicar devido o grande grau de influência católica na época.
Até meados do século XVIII, a coroa portuguesa controlou a atividade eclesiástica na colônia por meio de padroado, arcava com o sustento da igreja e impedia a entrada de outros cultos, em troca de reconhecimento e obediência. Neopólis como os demais municípios sergipanos apresentava um número razoável de negros que não poderiam prestar seus cultos aos seus santos devido a este mandato da coroa.
A igreja Nossa Senhora do Rosário se encontrava ao lado da forca que era o local de execução de negros que não seguiam as leis escravocratas, conforme à história, esses negros antes de serem executados entravam na igreja nossa senhora do rosário a padroeira dos negros e pediam perdão pelos seus pecados e confessavam o seu crime, ao contrário das igrejas de Laranjeiras onde os negros não podiam se quer circular nas igrejas dos brancos, estes poderiam rezar e arrepender dos seus pecados perante sua morte.
Atualmente uma divisão religiosa pode ser percebida nesta cidade, o que há séculos atrás só poderia ser observado uma única religião, a católica, hoje podemos ver em visitas na cidade de Neópolis igrejas como a Assembléia de Deus da religião protestante na cidade.
A grande riqueza em crenças pelos moradores mais velhos da cidade também se encontram presentes na cidade, a grande devoção pelos seus santos e os mitos que foram criados sobre eles fazem parte dessa herança histórica da cidade.



_____________________________________________________
Referências:

1.Sergipe Panoramico/Universidade Tiradentes; organização Jouberto Uchôa de Mendonça e Maria Lucia Marques Cruz e Silva, Aracaju; UniT, 2002
2.Cinform Municípios, História dos Municípios, 2002
3.ALVES, Rubem A.; O que é Religião, editora brasileira 3ª edição, coleção primeiros passos número 31.
4.ELIADE, Mircea, Tratado de história das religiões, 2ª edição- São Paulo: Martins Fontes, 1998.

2 comentários:

  1. Boa Tarde Bruno Oliveira,
    Tenho um espetáculo chamado Profetas da Chuva e gostaria de saber quando abrem as inscrições para o Festival de Artes do Sergipe, vc sabe?
    Nosso e-mail é ciadosol@yahoo.com.br
    E você pode visitar também nosso site:
    http://companiadosol.blogspot.com/
    Ah seu Blog está muito lindo!
    Abraço,
    Paula Cavalcanti

    ResponderExcluir
  2. A matéria é boa, mais deveria ter postado a foto de uma das igrejas de Neópolis q inclusive tem duas uma de frente pra outra, coisa muito rara por sinal.

    ResponderExcluir